Por que um acontecimento tão distante possui sentido nos dias de hoje?
O verdadeiro sentido do Natal reside na felicidade da criatura que recebe a visita de seu Salvador.
O mistério natalino é que o Criador do mundo visitou sua criação na condição de criatura. Para os que creem, Jesus é Deus feito homem. Muitos não-cristãos também vivem o Natal. Esta tradição se espalhou pelas sociedades, gerando muitos frutos.
A caridade é o principal deles.
O significado do Natal continua a ter sentido nos dias de hoje por causa desta tradição religiosa. Os homens começaram a tratar-se uns aos outros como irmãos, porque receberam a mensagem de que Deus é Pai de todos.
Com o ensinamento de viver na fraternidade, a cultura foi transformada. Esta é uma forte base para justificar que todos são iguais em dignidade. Afinal de contas, a tradição cristã sempre ensinou a salvação universal.
Seguindo a virtude da caridade, o bem é feito aos mais necessitados, àqueles que padecem com a pobreza, a enfermidade e o abandono.
Mesmo que a fé em Jesus não seja professada, o Natal continua a ser um sinal de união, de esperança e de pedido de paz. Com esta grande preparação, o verdadeiro sentido do Natal pode ser compreendido por todos.